10/11/2017 - Desenvolvimento do Eusébio
A cidade de Eusébio superou a capital no Índice de Desenvolvimento Municipal (IDM) relativo a 2016. Segundo dados do estudo do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) divulgado nesta sexta-feira (10), Eusébio apresenta IDM de 76,71, enquanto Fortaleza está com 71,82. Ambos compõem a “classe 1” do Índice, sendo as duas referências do Ceará.
Desenvolvimento econômico, concentração de empresas do setor de serviços, condições climáticas, com a proximidade do litoral, e a proximidade de Fortaleza ajudaram o município de Eusébio a elevar o índice, segundo o diretor de Estudos de Gestão Pública do Ipece, Cláudio André Gondim.
“Eusébio se destaca na parte econômica, tem PIB per capita elevadíssimo em relação ao resto do estado, é uma área residencial de alto padrão, aproveita a proximidade e infraestrutura de Fortaleza e, com o desenvolvimento do centro médico, as condições sociais tendem a se elevar”, diz Gondim.
Além de Eusébio e Fortaleza, os municípios de São Gonçalo do Amarante, Horizonte, Aquiraz, Maracanaú, Paracuru, Sobral, Barbalha e Paraipaba estão entre os mais bem posicionados no estado.
Disparidade
Os municípios com menores IDM são: Catarina, Potengi, Ererê, Aiuaba, Saboeiro, Umari, Arneiroz, Ibaretama, Baixio e Pires Ferreira.
De acordo com Gondim, comparado ao último estudo, relativo a 2014, as condições do estado estão mais desiguais. “No último estudo, oito municípios estavam na classe 2, agora quatro deles foram para a classe 3. E 10 municípios passaram da classe 3 para a 4. Quando os municípios se concentram mais nas classes 3 e 4, principalmente na 4, significa que está ficando mais desigual, porque os que estão em melhor condição estão se distanciando mais do resto”, afirma o estudioso.
O IDM pode ser utilizado como instrumento para diagnósticos e referência para a proposição e orientação de políticas públicas para o estado.
Fonte: G1
Fonte: G1