Especialista em lotes na região do Eusébio!
Especialista em lotes na região do Eusébio!
Notícias

Eusébio é a única cidade do Norte/Nordeste a listar no ranking das 100 cidades mais desenvolvidas do Brasil, segundo a FIRJAN.

02/07/2018 - Econômia

noticias

As 100 cidades mais desenvolvidas do Brasil, segundo a FIRJAN

Ranking de desenvolvimento socioeconômico da Firjan revela disparidades regionais e efeitos da crise na dinâmica das cidades

São Paulo – Das cem cidades mais desenvolvidas do Brasil, 58 estão em São Paulo. É o que revela o Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM) divulgado no final da tarde desta quinta-feira (28) com dados de 2016 de Emprego e Renda, Saúde e Educação de 5.471 municípios brasileiros.

Louveira, a 70 quilômetros da capital, ocupa a primeira posição do ranking pela segunda vez consecutiva. A cidade que tem pouco mais de 40 mil habitantes conseguiu a nota máxima no IFDM 2016 e é a única no país a registrar um índice acima de 0,9.

Apesar do bom desempenho, a cidade registrou um saldo negativo de 953 vagas de emprego fechadas em 2016 um número sutilmente melhor do que o registrado em 2015, quando houve uma retração de 1.023 postos de trabalho localmente. Mas isso não foi suficiente para melhorar o IFDM Emprego e Renda da cidade, a exemplo do que aconteceu em outros municípios do país.

Por outro lado, 98% dos professores que atuam no ensino básico de Louveira têm ensino superior e apenas 6,9% dos alunos não estão na série adequada para suas idades. 86% das gestantes da cidade têm ao menos 7 consultas pré-natais durante a gestação (a média brasileira é de 69%) e apenas 0,7% das mortes no município são por causas mal-definidas.

Mas as surpresas do topo do ranking são as três cidades seguintes que deram saltos de desenvolvimento no último ano. Olímpia (SP), um importante polo turístico do estado, saiu da posição 83 para a segunda posição (Leia: Este é o plano de Olímpia para virar a “Orlando brasileira”).

Impulsionada pela geração de empregos na construção civil, a pequena Estrela do Norte (SP) saltou de 526 para o terceiro lugar. Já Vale Real (RS), de 276 para o quarto lugar, graças à geração de empregos na construção civil e no setor de produtos de metal, de acordo com o relatório.

Entre as capitais, Florianópolis (SC) e Curitiba (PR) são as únicas a figurar entre as cem mais desenvolvidas do país. O Rio de Janeiro, por outro lado, não ficou nem entre as 500 cidades com as melhores notas. O baixo desempenho da capital fluminense foi puxado essencialmente pela retração no IFDM Emprego e Renda.

“O principal fator foi a construção civil. Teve muita obra de infraestrutura para Copa e Olimpíadas e quando isso acabou os empregos não permaneceram”, afirma  Jonathas Goulart Costa, coordenador de estudos econômicos da FIRJAN.

Terra de contrastes

Historicamente, as regiões norte e nordeste concentram os piores indicadores socioeconômicos do país. Mas é nas realidades locais que as disparidades com o restante do país (principalmente com o Sul e Sudeste) ficam mais evidentes.

Prova disso é a parca presença de municípios dessas regiões entre os 500 mais desenvolvidos do país, segundo o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), lançado no final da tarde de ontem, com dados de 2016.

Segundo o estudo, apenas 8 dessas cidades são nordestinas e só uma está no Norte do país. No ranking das 100 mais desenvolvidas, listado abaixo, há apenas uma representante das duas regiões: a cidade de Eusébio (CE), da região metropolitana de Fortaleza, está em 94.

Por outro lado, as duas regiões concentram 96% das 500 cidades com os piores indicadores de desenvolvimento socioeconômico do país. Quando se considera todo o conjunto de municípios de cada região, mais da metade do Norte (60%) e do Nordeste (50,1%) foi classificada com desenvolvimento regular ou baixo.

No extremo oposto, está a região Sul do país, a mais desenvolvida de acordo com os cálculos da Firjan: quase todos dos municípios do Sul (mais precisamente 98,8%) foram avaliados com desenvolvimento moderado ou alto – nenhum foi classificado em baixo desenvolvimento.

Na região Sudeste, 92,9% das cidades tiveram classificação semelhante – a exceção fica por conta do norte de Minas Gerais, que concentra o maior número de cidades com desenvolvimento regular da região. Em 2016, o Centro-Oeste, por sua vez, teve 92,4% das cidades com desenvolvimento alto ou moderado.

Clique aqui e confira  a lista das 100 cidades mais desenvovidas do país.


 


 




Fonte: Exame

Outras Notícias

Governador Camilo Santana entrega oficialmente CE-010

O governador Camilo Santana inaugurou oficialmente, na manhã deste domingo (20), otrecho completo de 13,18 km da CE-010, entre a Ponte do Rio C...

Eusébio recebe videomonitoramento com câmeras 360° e leitoras de placa de veículos

O município do Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza, recebeu neste sábado (28) um sistema de videomonitoramento...

O Polo Industrial e Tecnológico de Saúde do Eusébio

O Polo Industrial e Tecnológico da Saúde compreende uma área de aproximadamente 73 hectares. Para o local, o Governo do Cear&a...

Eusébio Visto de Cima - Confira belas imagens

Confira no link abaixo um vídeo com belas imagens do Eusébio visto de cima. Eusébio Visto de Cima

Inaugurado megatemplo no Eusébio

Com a presença do governador do Estado, Camilo Santana, foi inaugurado, na noite desse sábado (30), o megatemplo da Igreja do Senhor Jes...

Eusébio deve ser a primeira cidade a receber o sistema de identificação digital em transporte público.

Secretaria da segurança do Ceará planeja projeto-piloto de identificação digital em transporte público Sis...

Iluminação da CE-010 custará R$ 1,2 milhão

A empresa Conexão Engenharia Projetos e Instalações Ltda. venceu licitação para executar as obras de iluminaç...

Eusébio ultrapassa Fortaleza no Índice de Desenvolvimento Municipal, mostra estudo

Segundo Ipece, Eusébio e Fortaleza compõem a “classe 1” do Índice, sendo as duas referências do Ceará. ...
Informe o número correto
icone-whatsapp 1
redesp_facebook1.pngredesp_youtube1.pngredesp_instagram1.png
Lotes no Eusébio
Especialista em lotes na região do Eusébio! 


 
Procurando por
Imóveis para Venda
www.lotesnoeusebio.com.br © 2025. Todos os direitos reservados.
Site para Imobiliarias
Site para Imobiliarias